terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vestígios do Tempo, um filme de Ronaldo Adriano


O curtametragem é uma produção do Teatro Experimental de Alta Floresta

Alta Floresta, localizada a 800 km de Cuiabá/MT, vem mostrando que é campo fértil nas artes cênicas e cinema. Primeiro foi o teatro e agora mostra sua força mais uma vez no campo do audiovisual - recentemente realizou, com destaque, seu terceiro festival de cinema. No dia 17/12/2009 a cidade lançou o curtametragem Vestígios do Tempo, de Ronaldo Adriano, primeira grande produção cinematográfica totalmente realizada em terras alta-florestenses e que uniu profissionais locais e de diversas outras partes do país. Dia 20/12/2009 foi a vez dos moradores das comunidades onde o curtametragem foi filmado verem o resultado do trabalho. A exibição foi realizada no barracão da Associação de Moradores e praticamente todos os moradores prestigiaram o evento. O Teatro do Centro Cultural de Alta Floresta ficou pequeno para acolher todo o público. Ronaldo Adriano não conseguiu esconder sua emoção ao lembrar de todos os companheiros que integraram a equipe do filme e, especialmente, aos companheiros do Teatro Experimental que integram o grupo e todos aqueles que participaram do grupo durante seus 21 anos de atividade. “Não é um filme de Ronaldo Adriano, é um filme do todos que participam e participaram do Teatro Experimental. O filme tem um pouquinho de cada um que ajudaram a construir a bonita história do grupo”. Finalizou Ronaldo sob o aplauso do público.

Muitos da platéia se emocionaram em algumas cenas do filme que foi visto num silêncio profundo. Silêncio interrompido apenas por suspiros apreensivos e emocionado da platéia.

O curta começou a virar realidade em julho deste ano, quando foi publicado o resultado do Programa de Apoio à Cultura (Proac) da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O projeto do filme foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura com recursos da ordem de R$ 70 mil - de acordo com informações da SEC. Os recursos concedidos, no entanto, foram insuficientes para custear todas as etapas do processo e houve um grande esforço da produção executiva em conseguir parcerias locais e apoios fundamentais. Os produtores destacam como um importante fator, o envolvimento das comunidades rurais do município, que receberam de forma acolhedora as equipes de filmagem e participaram ativamente dos trabalhos.

Entre as locações do filme estão a comunidade da Pista Nova e as circunvizinhas Ourolanda e Pista do Cabeça, localidades que abrigaram garimpos na época áurea da extração de minérios. Algumas cenas também foram realizadas nas comunidades da Santa Cruz da Paineira, onde está localizada uma espécime de Sumaúma (conhecida como árvore gigante da Amazônia) a maior árvore que se tem conhecimento na região e também uma espécime de Mogono, ambas com idades estimadas de 500 anos, e Mundo Novo (ambas no lado leste do Município). A passagem da equipe revolucionou o dia-a-dia das comunidades. No total, o filme, cuja fase de filmagem durou quatro dias, contou com uma equipe de 35 pessoas e 57 figurantes (moradores das localidades). Segundo a produção do filme direta e indiretamente cerca de 100 pessoas se envolveram com o filme.

A história - Com roteiro e direção de Ronaldo Adriano, Vestígios do Tempo é uma obra de ficção inspirada em várias histórias da época dos garimpos da região. A produção conta a história de Antônio (interpretado pelo ator mato-grossense Romeu Benedicto), um ex-garimpeiro sem nenhum entusiasmo pela vida e movido pelo desejo de vingança, que decide voltar a uma vila formada pelo garimpo na Amazônia mato-grossense. Ao chegar lá, Antônio se depara com as ruínas do lugar, das coisas e das pessoas que sobreviveram ao tempo. Em meio a esse quadro a teimosia da vida se revela com vigor e crueldade. O papel é um presente para Romeu Benedicto, que já mostrou se talento em várias outras produções, locais e nacionais. Trata-se de um ator que conta com várias participações em produções cinematográficas e de teatro em Mato Grosso e em algumas novelas e seriados de redes nacional de televisão.

Equipe - O elenco é composto ainda por atores do Teatro Experimental de Alta Floresta (Angélica Müller, Ronaldo Adriano, Nayara Luana Bosi, Gean Nunes, Odair Batista, João Vitor Marques Lima, Fernando Nunes e Gil Milanez), além de Renan Dimuriez (Guarantã do Norte), Tuka Calgaro (Cuiabá), Paulo Roberto Paulinho e Márcia Trindade (os dois também de Alta Floresta). O Teatro Experimental é hoje um dos principais grupos do Estado e celeiro de promissores talentos. Foi fundado em 1988 e é uma entidade artístico-cultural, reconhecida como de Utilidade Pública em âmbitos municipal e estadual. Em sua trajetória já produziu dezenas de espetáculos teatrais, apresentados em várias partes do Estado.

Para tornar Vestígios do Tempo uma realidade foi montada uma equipe repleta de talentos mato-grossenses e de renome nacional e internacional. O produtor executivo é Agostinho Bizinoto, diretor do Teatro Experimental de Alta Floresta. Do grupo comparece ainda Elenor Cecon Júnior, que assina a direção de produção. A fotografia foi assinada por João Carlos Bertoli, formado em Cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e com vasta experiência em produções mato-grossenses; a direção de elenco é de Amauri Tangará, ator, diretor e cineasta que realizou o mediametragem Pobre é Quem Não Tem Jipe (1997) e os longas A Oitava Cor do Arco-Iris e Ao Sul de Setembro (2004/2005) e, mais recentemente (2007), o curta metragem Horizontem, além de realizar diversos trabalhos em Portugal.

O som direto e edição de áudio ficaram por conta de Yuri Kopcak, a cenotécnica por Paulo Krukoski e a montagem de Danilo Pereira, todos de Cuiabá. Ainda fazem parte da equipe de arte os alta-florestenses Anderson Flores e Vanúsia Santos, que assinam a cenografia e figurino, respectivamente. O músico Eduardo Oliveira Alves (Kadu) cuidou da trilha e a maquiagem foi de Joezer Ponciano (Peixoto de Azevedo). Na direção de arte está o renomado José Dias (Rio de Janeiro), mestre e doutor pela ECA/USP e professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como cenógrafo e figurinista, tem 320 espetáculos no currículo, além de ter desenvolvido projetos para a TV Tupi e TV Globo de 1974 a 1989.

O diretor Ronaldo Adriano é de Alta Floresta e trabalha como ator de teatro desde 1991. Em 2000 fez sua primeira assistência de direção num documentário filmado em sua terra natal. A partir de então, desenvolveu alguns trabalhos na área do audiovisual, destacando-se a direção de dois curtametragens (Consequências e Por um Risco).

5 comentários:

  1. Parabens pela iniciativa.Que isso se repita muito mais em nosso estado

    Sucesso

    Maicon Rodrigo
    Editor do Blog EIXO CULT
    www.eixocult.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS RONALDO, A VOCE E A TODA EQUIPE MUITO SUCESSO, FELICIDADES...
    ABRAÇOS, DOLORES FLOR

    ResponderExcluir
  3. Fui na estréia do filme e quero parabenizar todos os profissionais que de uma forma ou de outra não mediram esforços pra fazer com que esse projeto virasse realidade.
    Quero dizer ao meu colega de faculdade Ronaldo, que tenho grande orgulho em ver o seu crescimento e sei que isso é só mais um grande passo para seu sucesso! Talento é o que não te falta..rs
    Beijão a todos e parabéns... ja estou ansiosa pelo próximo filme..rss

    ResponderExcluir
  4. OLÁ RONALDO, ATÉ ME EMOCIONO POR ESTAR AQUI DIZENDO ALGUMA COISA, DEPOIS DE VER AS FERAS QUE COMENTARAM SEU TRABALHO!!!
    E EU NEM VI AINDA O FILME, MAS ESTOU ORGULHOSA DE TER EM MINHA CIDADE UMA PESSOA COMO VOCE. TE ADMIRO MUITO E SOU SUA FÃ.
    ASSIM QUE TIVER OUTRA APRESENTAÇÃO DO FILME, NÃO QUERO PERDER. ESTAREI LÁ. UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  5. Carlos Alberto de Lima26 de janeiro de 2010 às 10:58

    Não poderia de deixar aqui algumas palavras. Vi o filme com a certeza anterior de que, vindo de quem vinha, seria coisa boa, porém modesta. Errei. O filme foi trabalhado de uma forma singular (registre-se, com fidelidade e cuidados cênicos): surpreendeu. Foi além do esperado. Parabéns Ronaldo. Parabéns a todos os que de uma forma ou de outra estiveram envolvidos nessa bela produção.

    ResponderExcluir