terça-feira, 8 de junho de 2010

Vestígios do Tempo, filme alta-florestense, representa Mato Grosso em Maringá e Florianópolis

Em 2009 uma turma liderada pelo Teatro Experimental de Alta Floresta embarcou na aventura de realizar um filme digital em terras alta-florestenses e rumaram para a Pista do Cabeça e Sitio Ecológico Santa Cruz da Paineira com uma equipe de quase cinquenta pessoas com o roteiro de Ronaldo Adriano debaixo do braço e se juntaram com os moradores da Pista para filmar Vestígios do Tempo com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso através do Fundo de Apoio e Incentivo à Cultura, várias empresas e comércios de Alta Floresta e da Prefeitura Municipal. Depois de quatro dias de filmagens o diretor do filme, Ronaldo Adriano, foi à Cuiabá para montagem e finalização. Em dezembro Alta Floresta se viu na tela, através de uma história inspirada nas histórias do garimpo e que conta um pouco da teimosia da vida em todas as suas formas de existência.

Depois disso cópias do filme começaram a ser mandadas para concorrer a uma vaga em vários festivais de cinema do Brasil e do Mundo. Rapidamente percebeu-se a grande quantidade de filmes finalizados em suporte digital e, graças a esses avanços tecnológicos muita gente está conseguindo usar o cinema para contar histórias. Também se notou que a concorrência para entrar na programação dos festivais aumentou consideravelmente. Mas Vestígios do Tempo começou a ser visto por curadores de pelo menos 20 festivais do Brasil, Itália e Irã e duas boas notícias já chegaram: Vestígios do Tempo foi selecionado dentre quase 200 filmes para a mostra competitiva do 7º Festival de Cinema de Maringá, onde foi exibido duas vezes durante a semana de 21 a 28 de maio e, através do voto popular, recebeu seu primeiro prêmio no seu primeiro festival, como melhor cenário. O cenário do filme é assinado por Anderson Flores, quem teve seus trabalhos orientados pelo diretor de arte carioca José Dias.

Na semana que vem, de 11 a 18 de junho, Vestígios do Tempo estará no 14º Florianópolis Audiovisuais Mercosul – FAM 2010 – e foi selecionado dentre mais de 300 filmes de vários países para integrar a mostra competitiva do FAM 2010 ao lado de filmes de São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Colômbia, Espanha, Bahia, Amazonas e Chile.

Um comentário:

  1. Muito bacana sua iniciativa, tiro o chapeu. Me deixa cheio de orgulho em saber que tem gente igual a você batalhando para divulgar e melhorar a nossa terra querida.
    Grande abraço

    ResponderExcluir